sábado, 31 de outubro de 2009

ESCOLA ESTADUAL PADRE BENEVENUTO

PROJETO: CENSO DA ESCOLA

Maria Isabel Leal de Deus

Néria Rita Niquini Viana

Luzia Helena Barbosa


Nas aulas de geografia os alunos do 7º ano estudaram o tema “População Brasileira”. E em aulas sobre o tema analisa-se muitas tabelas com números do IBGE sobre o assunto. Informando aos alunos que no próximo ano de 2010, o IBGE fará a nova contagem da população, propomos o Projeto que segue .
O projeto visa fazer com que os alunos do 7º ano da escola entendam como se realiza a contagem da população de um lugar, por meio do censo demográfico. Propomos a realização de um censo escolar. Essa atividade propiciará um trabalho interdisciplinar com o professor de Matemática, que pode auxiliar os alunos a tabular os dados e montar gráficos; com o professor de Português na produção de textos conclusivos sobre os dados obtidos; com o professor de geografia que analisará os dados de forma crítica e auxiliará o professor de matemática nos lançamentos dos dados em tabelas e gráfico no laboratório de informática e também com o professor de inglês que trabalhará a escrita de numerais em inglês e o uso de pequenas frases conclusivas sobre os resultados do censo e também auxiliará nas atividades no laboratório de informática.
Queremos mostrar aos alunos a importância da realização de um censo na escola, que irá nos ajudar a compreender que o mesmo permite às pessoas conhecerem melhor as características da população.

ETAPAS PARA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DO PROJETO:

1ª ETAPA: Discutir com os alunos o processo de realização de um censo demográfico.

2ª ETAPA: Formar grupos de recenseadores

3ª ETAPA: formular com os alunos os passos a serem seguidos para coletar os dados:

Ø PASSO 1:
Determinação da quantidade de alunos na escola
Em vez de contar quantos alunos tem a escola, os alunos farão um cálculo por amostragem, isto é, a partir da classe deles – que é uma amostra da população escolar -, será feito um cálculo total dos alunos. Eles começarão obtendo os seguintes dados:
a- O número de alunos da classe;
b- O número de alunos que estudam no mesmo período deles;
c- O número de períodos de aula que a escola oferece.
Usando os valores acima, os alunos descobrirão o número aproximado de alunos da escola.


Ø PASSO 2:
Análise da população escolar
Nessa etapa do trabalho os alunos farão diversos estudos:
a- Construção de tabelas
Os alunos organizarão os dados do Passo 1 em tabelas no CALC.

b) Construção de gráficos
Nessa fase, os alunos irão unir os dados das tabelas 1 , 2 e 3 e construirão gráficos de barra e polares no CALC

c) Flutuação da população
Para esse trabalho, os alunos irão precisar de outros dados. Visitarão a secretaria da escola e perguntarão à pessoa responsável qual o número de alunos da escola que:
-iniciou o ano letivo;
-entrou depois das férias do meio do ano;
-Pediu transferência;
-abandonou os estudos.

As turmas participantes do Projeto Censo da Escola observarão e analisarão se o fluxo de entrada e saída de alunos foi semelhante.

d) Histórico da população
Escolheremos uma turma de cada turno para que os recenseadores levantem dados sobre a origem dos alunos. Na forma de um questionário, os alunos das turmas escolhidas responderão às seguintes perguntas:
-Qual é o seu nome? E a sua idade?

-De que cidade/ estado/vieram os parentes de seu pai?
-De que cidade/ estado vieram os parentes de sua mãe?

Os dados serão organizados em tabelas ou gráficos e em seguida comparados.

3ª ETAPA:
-Produção de Cartazes com os dados em tabelas e gráficos, levantados durante o Censo da Escola;
-Produção de pequenos textos nas aulas de português, sobre as conclusões apontadas pelos dados do Censo da Escola. Os textos serão digitados usando o WRITER.
-Produção de cartazes nas aulas de inglês com os números (escritos em inglês) sobre os números levantados no censo e produção de pequenas frases sobre as conclusões apontadas no Censo. As frases serão digitadas usando o programa Writer.

RECURSOS TECNOLÓGICOS USADOS PARA DESENVOLVIMENTO DO PROJETO:

· Uso do Cal para confecção de tabelas e gráficos
· Uso do Writer para entrega dos textos produzidos na aula de português.
· Uso do Writer para as frases conclusivas produzidas em inglês.

Um comentário:

  1. Olá Maria Isabel, Néria e Luzia!
    Registramos a criação do blog. Desejamos que ele seja utilizado para divulgação de atividades que promovam a inclusão digital, enriquecendo a prática pedagógica dos educadores e favorecendo a construção de conhecimento significativo.
    Parabéns pelos trabalhos desenvolvidos!

    ResponderExcluir